Big Day RPPN Trápaga

No dia 09 de outubro o Instituto Manacá comemora o dia mundial de observação e catalogação da fauna (Big Day), estendendo para outras possibilidades que você só encontra na RPPN Trápaga, o Tapir e Herp watching.

Birdwatching

O Birdwatching surgiu na Inglaterra no século XVIII e hoje recruta milhões de adeptos, principalmente nos Estados Unidos (cerca de 20% da população acima dos 15 anos de idade). No Brasil, este hobby tem também conquistado um grande número de adeptos. A RPPN Trápaga é uma área protegida adjascente ao Parque Estadual Carlos Botelho está repleta de espécies endêmicas e exuberantes da Mata Atlântica, entre elas o Tangará dançarino (Chiroxiphia caudata), o tucano de bico verde (Ramphastos dicolorus) e o surucuá variado (Trogon surrucura). Estas espécies podem ser vistas ocasionalmente, tanto nos comedouros da Fazenda Elguero como dentro e nas margens da RPPN.

Tucano de bico verde (Ramphastos dicolorus) flagrado em uma das saídas de campo do guia local da RPPN Trápaga e biólogo do Instituto Manacá, Hiago Ermenegildo

Aves usando pulseiras

O projeto de ciência cidadã “Eu vi uma ave usando pulseiras” teve início em 2016 e é coordenado pelo biólogo pesquisador do Instituto Nacional da Mata Atlântica, Eduardo Alexandrino. O objetivo é monitorar diversas aves anilhadas em diferentes localidades da Mata Atlântica com a ajuda do público. Diferentes contextos são explorados em cada localidade onde o projeto é implementado (ver abaixo), mas o intuito é o mesmo em todas elas – engajar cidadãos para que adquiram consciência ambiental e científica conforme participam das investigações que o projeto realiza. Atualmente está sendo investigando (1) a área de vida e comportamentos de aves em ambientes naturais e urbanos e (2) quais as influências de comedouros artificiais sobre este grupo.

A RPPN Trápaga está entre as localidades desta pesquisa e durante o Big Day a bióloga Kamila Antunes do Nascimento estará conosco para nos ajudar a fazer novos registros. Aquele que fizer a primeira observação de um indivíduo anilhado pode nomeá-lo. Hugo, é um canário da terra (Sicalis flaveola) que já foi avistado diversas vezes na Fazenda Elguero.

Localidades do projeto Aves usando pulseiras:

Parque Museu de Biologia Prof. Melo Leitão, Santa Teresa – ES
Mini Horto – Casa de Santiago, Águas de São Pedro – SP
Legado das Águas – Reserva Votorantim, Tapiraí – SP
RPPN Trápaga – Instituto Manacá, São Miguel Arcanjo – SP
Bairro rural de Santa Olímpia, Piracicaba -SP

Hugo, o canário da terra (Sicalis flaveola).

Herps Watching

A palavra “Herps” deriva de herpetologia que é o estudo de anfíbios e répteis. Neste caso ela se refere informalmente aos membros deste grupo faunístico. O Herpswatching trata da observação de anfíbios e répteis, um hobby originalmente restrito às aves, o Birdwatching. Atualmente a Herp Trips é a única empresa no Brasil a oferecer este tipo de serviço oficialmente. Os passeios são guiados pelo fundador Bruno Fiorillo, durante as noites (entre 19:00 e 21:00) e de verão (de outubro a março) da RPPN Trápaga. São percorridas trilhas e áreas abertas, geralmente próximas a açudes ou outros tipos de corpos d’água, o que facilita a observação da herpetofauna. Nestes trajetos os participantes são instruídos sobre a biologia geral das espécies encontradas e sobre as melhores maneiras de fotografá-las. Você pode conhecer algumas das espécies que vai encontrar na RPPN em nosso guia.

O sapo de chifre (Proceratophrys boiei) é uma espécie endêmica e especializada da Mata Atlântica e é comumente observado na RPPN Trápaga

Tapir Watching

O Instituto Manacá e sua equipe trabalham diariamente para fazer sua parte na conservação da Mata Atlântica e sua biodiversidade. Esta é a única entidade que oferece a oportunidade de observação de antas (Tapirus terrestris) na natureza. As observações são monitoradas pelo guia local Hiago Ermenegildo e realizadas na área de produção de ameixas da Fazenda Elguero e/ou em uma estrutura montada especialmente para a observação da fauna silvestre em meio à floresta (Hide).

Anta (Tapirus terrestris) observada na área produtiva, plantação de ameixas da Fazenda Elguero. Créditos da foto: Gabriel Marchi.
Hide, uma estrutura montada para a observação da fauna da RPPN Trápaga. Créditos da foto: Gabriel Marchi.

Cronograma de atividades do Big Day Manacá

HorárioAtividade
06:00Recepção no escritório da Fazenda Elguero
06:30–11:00Birdwatching
11:00–12:30Almoço
12:30Reunião dos participantes na cachaçaria da Fazenda Elguero
13:00Palestra: Aves usando pulseiras
13:30–14:30Palestra: Conservação da anta (Tapirus terrestris) na Mata Atlântica (Mariana Landis)
14:30–16:00Palestra: Fotografia aplicada à herpetofauna (Bruno Ferreto Fiorillo)
16:00Coffee break
16:30–18:00Tapir watching
18:00Reunião dos participantes na cachaçaria da Fazenda Elguero
19:00–20:30Herp watching
21:00Encerramento

Valor

R$ 100,00 por pessoa.

Dados para depósito

Banco do Brasil
Instituto Manacá
Agência: 2652-2
Conta corrente: 14689-7
Pix: 20.445.181/0001-77

Inscrever-se

Preencha o formulário de inscrição aqui e envie o comprovante de pagamento (ao menos 50% do valor do evento) para rppntrapaga@institutomanaca.org.br com o assunto “Inscrição no Big Day RPPN Trápaga” até o dia 5 de outubro.

Obs.: em caso de desistência não será possível reembolso.

Localização

Instituto Manacá
Rodovia SP-139 – km 80, Zona Rural, S/N – Abaitinga
São Miguel Arcanjo – SP
18230-000

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *