Guia de Mamíferos da Serra da Macaca – Parque Estadual Carlos Botelho

O guia de Mamíferos da Serra da Macaca é uma iniciativa da pesquisadora Dra. Beatriz Beisiegel e contou com a colaboração do Instituto Manacá.

O material foi elaborado para os motoristas que utilizam a estrada-parque que atravessa o Parque Estadual Carlos Botelho, e traz aos usuários a chance de ver animais belos, raros e ameaçados de extinção. O principal objetivo é incentivar para que a estrada-parque não seja utilizada apenas como um acesso ao destino final dos usuários, mas sim como um passeio agradável de contemplação e respeito à natureza!capa-guia

Trecho do guia:

“Guarde sempre na lembrança que essa estrada não é sua / Sua vista pouco alcança, mas a terra continua…”

Esta música, cantada por Nara Leão, é antiga, mas parece que foi composta especialmente para provocar uma reflexão sobre a estrada-parque Serra da Macaca. Para os motoristas, aqui parece ser o caminho mais rápido para chegar ao litoral. Para a fauna que vive no Parque Estadual Carlos Botelho, um dos trechos mais importantes para a conservação da Mata Atlântica, esta estrada é uma parte fundamental do lar, mas uma parte muito perigosa e potencialmente fatal.Isto se resolveria se conseguíssemos explicar a cada um dos animais cujas vidas atravessam a SP 139 que esta estrada não é só deles e que depois da curva, onde a vista não alcança, pode estar vindo um carro com muita pressa de chegar – e adeus mais uma vida.

Fazer download do guia:  guia-mamiferos-estrada-parque-serra-da-macaca

modelo-guia

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *