Instituto Manacá

O Ano de 2016 mal iniciou e o Instituto Manacá está a todo vapor!

 

c00190_29b8d7fec59e4085907c683dd83654f2

 

 

A despeito de severos impactos ambientais presenciados no Brasil, projetos conservacionistas de proteção à natureza seguem firmes no Contínuo Ecológico de Paranapiacaba.
Neste ano, o Instituto Manacá estará ainda mais forte em sua atuação! Abaixo seguem os projetos que já estão sendo desenvolvidos:
– Programa de Conservação do Mico-leão-preto (Leontopithecus chrysopygus) no Parque Estadual Carlos Botelho e em sua Zona de Amortecimento, Contínuo Ecológico de Paranapiacaba;
– Estrutura de Comunidade de Mamíferos de Médio e Grande Porte em Mosaico de Fruitcultura, Silvicultura e Remanescentes de Mata Atlântica na Fazenda Elguero, Zona de Amortecimento do PE Carlos Botelho;
– Programa de Conservação da Anta (Tapirus terrestris);
– Programa de controle epidemiológico e zoonótico de animais domésticos no entorno de remanescentes florestais e Unidades de Conservação;
– Turismo de Natureza: Vale das Arapongas (ProEcotur – RPPN);
– Montanhismo Sustentável (Pico Maior);
– Criação de uma Unidade de Conservação Particular: a Reserva Natural de Trápaga, na Fazenda Elguero.
A criação dessa Reserva assume o compromisso perpétuo do Instituto Manacá junto com a Fazenda Elguero com a proteção da natureza, assim como a conservação de espécies ameaçadas e de trechos importantes da Mata Atlântica. Também, neste ano encerrou-se um de nossos projetos de dois anos de duração, o Levantamento de Avifauna na Fazenda Elguero.
Além destes projetos, a equipe do Instituto Manacá atua no Conselho Consultivo do Parque Estadual Carlos Botelho; sendo que uma de suas frentes mais importantes e atuantes é a participação no Comitê-Técnico da Estrada-Parque.
Neste Comitê-Técnico, medidas de gestão estão sendo tomadas para que a Estrada-Parque continue sendo exemplo de modelo sustentável de construção e operação. Este Comitê-Técnico é coordenado pelo gestor do Parque Estadual Carlos Botelho, o Dr. José Luiz Camargo Maia.
O Brasil vive hoje uma crise ambiental, moral e econômica. O Instituto Manacá vê nesta crise uma oportunidade de o Brasil crescer ainda mais! Assim, procurando ser uma mola propulsora na soerguida ambiental, o Instituto Manacá está em vias de iniciar um importante Programa de Educação Ambiental com a Secretaria de Meio Ambiente do Município de São Miguel Arcanjo. Este projeto visa a Educação Ambiental nas escolas da zona rural deste município – em especial as escolas que se encontram na Zona de Amortecimento do Parque Estadual Carlos Botelho.
O Instituto Manacá segue ainda com uma linha de Ecoprodutos inspirados nas espécies ameaçadas de extinção que compõe nossa rica biodiversidade. Os produtos são desenvolvidos artesanalmente e contam com camisetas de malha ecológica produzidas a partir de garrafas Pets, Ecobags produzidas com algodão reciclado, lixeiras de carro e diversas canecas personalizadas. O valor arrecadado com nossos produtos é revertido à pesquisa e a conservação da Mata Atlântica.
Você também pode atuar na Conservação da Natureza apoiando o desenvolvimento dos projetos do Instituto Manacá. Acesse: www.institutomanaca.org.br.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *