Inauguração da primeira Estrada-Parque do Estado de São Paulo

Foi inaugurada, neste domingo, 22, a maior obra de pavimentação ecológica já realizada no Brasil.

c00190_5e6ade988366444bb5c3f663479418f9

 

 

Um trecho da Rodovia Nequinho Fogaça (SP-139), ou Serra da Macaca, em São Miguel Arcanjo (SP) foi inaugurado pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB). Toda sua construção foi realizada de maneira sustentável: uso de bloquetes, contenções, equipe capacitada e treinada para resgate de fauna e flora, e a construção de um ambulatório para atender eventuais acidentes com animais silvestres.
Para o calçamento da via, foi necessária a criação de uma lei especial, visto que o trecho corta o Parque Estadual Carlos Botelho, unidade de conservação com 37,6 mil hectares de Mata Atlântica e abrigo de espécies ameaçadas, como a anta, o muriqui-do-sul e a onça pintada. Segundo o governo estadual, diversos programas ambientais foram aplicados durante a execução, como controle de supressão de vegetação, resgate de fauna e flora e programa de educação ambiental.

 

c00190_70cb55e5a34f4bd9ad6719bd4ab00dff

(Foto TV TEM)

 

A estrada-parque possui 14 passagens aéreas e 12 passagens subterrâneas. Ademais, o corte de vegetação nativa previsto foi reduzido em 90%.
Com a inauguração da obra e a abertura da rodovia ao tráfego, o acesso de veículos ao parque será devidamente monitorado. A via estará fechada das 20h às 6h. A previsão é de que a Estrada-parque traga um número maior de turistas, promovendo a geração de renda sustentável por meio do ecoturismo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *